terça-feira, 20 de maio de 2014

O Primeiro Toque - Reabrindo a caixa das Lembranças e dos Sonhos Eternos! - PARTE 1 -



*Perdoem os erros, faltas de acentos e cedilhas. Tentem entender, nao estou num de nossos teclados! =)

Faz muito tempo que quero colocar as palavras no papel, contar sobre as experiencias no Brasil, na Venezuela, em Cuba (preciso – e vou- terminar!), no Reino Unido, na Asia (e acredito que o melhor ainda esta por vir – quem me conhece sabe que meu sonho eh o Oriente Medio!). Mas nao quero fazer isso para levar algum merito, aumentar as “curtidas”, ser “popular”. Dispenso – e com muito prazer-  tudo isso em prol de umas duzias de pessoas que queiram fazer a diferenca em seu pequeno mundo em prol do grande mundo e do Reino Eterno.  Quero ir contando as experiencias na esperanca que, de alguma forma, tudo isto possa ser usado para despertar os sonhos, desejos e planos encaixotados dentro de coracoes que um dia estiveram dispostos, que acreditaram ser possivel mas que, por algum motivo ou varios, acabaram deixando de lado as certezas que moviam seus coracoes em direcao a a vivencia da vida humana de Cristo sendo refletida em suas proprias vidas. Quem sabe juntos, toncando aqui e ali possamos deixar a terra, mesmo neste ultimo tempo, um pouco mais parecida com o Reino do qual fazemos parte.
**********
Nos muitos lugares que ja passei, os conhecidos por todos e aqueles conhecidoss apenas por mim, me ensinaram muito e continuam a me ensinar. Eu sempre fui uma idealista, uma sonhadora. Mas nao uma sonhadora qualquer, ou com sonhos fantasiosos, infantis ou politicos... Nao, eu sempre acreditei, MESMO, que aquilo que eu estava imaginando, sonhando, planejando era algo viavel, possivel...Eu sempre acreditei na possibilidade de se tornar impossiveis em possibilidades reais.  Isso tantas vezes foi tachado de “loucura” por aqueles ditos “normais” que por um tempo, um longo tempo, eu acabei por guardar dentro de mim os meus sonhos e coloca-los naquela caixa em que colocamos coisas que nao queremos mais usar, mas que nos e’ impossivel  jogar fora, desfazernos... Ela fica la, pegando poeira, escondida embaixo da cama, no quarto das “caixas” ou em qualquer lugar onde facilmente nos esqueceremos de sua existencia... Mas o dia sempre chega. E’ aquele dia em que inocentemente estamos a procurar por qualquer outra coisa no quartinho das caixas empoeiradas  e nos deparamos com aquela verdade, que nao e’ nova,  ainda brilhando – como se tivesse um brilho eterno- dentro de uma das caixas esquecidas e abandonadas pelo tempo, pelas convencoes, pelos medos – dos outros, nunca os meus-  e tudo volta a viver dentro de mim e, agora, com mais forccca, como se fosse impossivel  terminar a vida sem que tudo aquilo fosse concreto em minha vida. Mesmo que a idade de outrora fosse mais aceitavel  para sonhos e’ apenas nesta altura da vida que eu posso enfrentar as vozes que tentam sempre desanimar os sonhos alheios pela impossibilidade de realizar os proprios... Tem pessoas e circunstancias que sao esse tipo de voz nas nossas vida nao tem? Parece que pela falta de coragem de realizar seus proprios sonhos, de reabrir suas caixas empoeiradas, eles jogam suas proprias duvidas, temores e medos dentro de nossas vidas, sonhos e planos.  E nessa redescoberta, nesse reabrir de caixas empoeiradas eu descobro que ha muitas pessoas que sonham parecido, que vivem parecido, que querem coisas parecidas e, entao, como uma inspiracao, e’ nessas pessoas e historias que me apego. S’o Deus e algumas pessoas muito proximas sabem quantas noites virei em claro pensando, idealizando planos para colocar em pratica, pensando, procurando ideias para ajudar de forma mais concreta este mundo tao sofrido. Como alguem que tenta seguir o exemplo de Cristo , eu acredito que o comeco de tudo estaa em apresentar o jeito dEle de ver e viver a vida (dentro de doutrina teologica correta, claro. Nao posso deixar de fazer do jeito certo so em prol do fazer “mais” e mais moderno), mais que uma religiao vazia, que tenta impor sua forma de adorar e crer, eu acredito que o toque vem sempre acompanhado da Palavra. E Palavras sao sempre mais bem creditadas quando acompanhadas de acoes que as confirme.

Passo horas de meus dias, noites e, como aconteceu hoje, madrugadas, colocando as ideias no papel, idealizando a forma mais acertada de se chegar nos intocaveis da socidade, na alma das pessoas feridas, nos pacientes que verei quando voltar pra faculdade...Fico horas colocando no papel aquilo que logo vai virar praatica. Como dar comida pros mendigos, que lugares ter em maos quando os dependentes quimicos com quem falarei me disserem que aceitam a ajuda para terem o tratamento para sairem da dependencia,como juntar o dinheiro pra construir os abrigos infantis,  que horas comecar o meu dia no sabado para que eu possa ir visitar os doentes vestida de palhaco pela manha, de forma que me dee tempo de  fazer o clubinho para as criancas em algum lugar da cidade que ainda estou pensando e como vou dividir o tempo para que elas tenham o estudo Biblico, a diversao com as brincadeiras, a hora do lanche, que tipo de atividades diferentes fazer (dia do chocolate, dia do amigo, dia das cores...), como incentivar meus professores medicos a fazer um dia dedicado ao cuidado desses meus pequeninos, o que dizer aos meus pacientes quando estiver passando por eles para aprender a arte de ser medica, que horas e em que dia visitar as cadeias da cidade onde moro, por onde comecar, como comecar, e como fazer isso e ainda ter o tempo para estudar (todos os dias, alem das aulas), falar aos colegas ricos, tocar suas almas cheias de tantas coisas e com falta, muitas vezes, do toque enriquecido pelo amor de Deus. Fico imaginando de que forma ajudar mais os Medicos Sem Fronteiras (que nao sao uma organizacao cristaaaa, politica ou coisa do tipo...mas que representam tao bem o Ser Humano que eu acredito que reflete ao Deus a quem sirvo e amo), como ajudar as pessoas que estao fazendo a diferenca na vida das outras e quem sao anomimas, como dividir o dinheiro que recebo de forma que mais pessoas alem de mim se beneficiem daquilo que vem como presente para a minha vida, alem de pensar em como passar mais tempo com minha mae, minha familia em meio a tantos lugares onde quero ir, morar, tocar...Os cursos que preciso fazer para poder abrir mais portas onde quero trabalhar, o dinheiro, de onde tirar o dinheiro pra alimentar, presentear, saciar, vestir, abrigar, tocar, curar, divertir, ensinar... Isso tudo (e muito mais que passa por minha cabeca e oucccco das vozes que tentam minar meus sonhos) fica o dia inteiro em minha mente e se transforma em anotacoes e palavras quando tenho um tempinho para tal. Isso tudo poderia ser um motivo para voltar a colocar tudo na caixa e empurra-la  para dentro do quartinho escuro e desinterassado, mas nao posso e mais, NAO CONSIGO. Ao reabrir a caixa eu descobrir aquilo que nunca esteve preso: Minha Essencia! Nasci para servir ao meu Deus, por amor, me doando pelo outro. Me eh eimpossivel voltar a viver da maneira “normal” em que tentei me enquadrar, mesmo que tortamente-  j’a que querendo o nao a essencia sempre esteve presente e, mesmo nao exercendo sua forccca total, por estar encaixotada, era manifestada. Mesmo a minha “normalidade” era diferente, hehe - . 
 Todo mundo tem uma historia para contar. Todo mundo tem uma vida por tras daquilo que os olhos podem ver. Todo mundo tem uma vida inteira dentro de um corpo intocavel, de uma alma insondavel, impenetravel. Eu tenho aprendido a me apaixonar por seres humanos neste processo de toque. Um dia, Cristo, cheio de Compaixao, tocou a minha alma e hoje, eu me disponho a ser o toque dEle neste mundo, ferido, machucado e esquecido.  Talvez, numa grande proporcao, nao faccca diferenca alguma, mas eu nao busco os grandes numeros, eu busco pessoas, amigos eternos ou eternizados em historias entrecruzadas pelos toques que modificam nossas almas!

Na minha festa de aniversario de seis anos –lembro disso como se estivesse la agora, e nem preciso fechar os olhos – eu tive que ir ao salao da minha familia pegar alguma coisa ou chamar alguem por que a festa ja estava por comecar (ou ja tinha comecado, esses detalhes eu nao lembro). No meio do caminho, em frente ao que hoje eh uma das lojas dos arabes que habitam a pequena cidade onde minha familia vive, eu vi duas criancinhas sujas, mal-vestidas, andando por ali sozinhos (ja estava escuro...aquela escuridao de comecinho de noite, sabe?). Nessa cidade ha muitos indigenas,  pela proximidade das comunidades ao redor, e aqueles dois eram dois indiozinhos. Uma menininha de uns 4 ou 5 anos e um garotinho de uns 2, no maximo. Agarrados uns nas maos do outro passaram por mim... Ao ve-los de longe eu quis que eles estivessem na minha festa da Barbie e desfrutassem dos baloes, da gelatina, do bolo, dos refrigerantes, dos doces e brigadeiros...Continuei minha caminhada, mais uns passos e nao aguentei, me virei e disse no meu espanhol de 6 anos: “ Hey”, eles viraram. “Si siguen caminando van a llegar a una casa, en donde hay una fiesta, no se puede ver de aqui, pero esta cerquita. Es mi fiesta de cumpleanos. Yo debo ir a la peluqueria de mi abuela ahora pero luego regreso. Vayan a la fiesta, son mis invitados, pero si no los dejan entrar, no se preocupen, esperenme que yo los paso adentro, por que es mi fiesta. Vayan, vayan...”. E lembro de ter seguido meu caminho em direcao ao salao satisfeita (eh uma satisfacao tipica que se exprime em sorrisos e pulinhos que tenho ate hoje! Os amigos mais chegados vao entender! =) ) . Lembro que pensei: Eles estao sujos, talvez nao deixem entrar, mas a festa eh minha e eles sao meus conidados. Meus pais convidam quem eles querem para MINHA festa, eu posso convidar tambem (hehehehe, certo, certo...muita petulancia e, mais ainda, numa menina que apenas comecava por viver o seu ano 6!). Mas, mais que ousadia, eu tinha um desejo sincero de que  aquelas criancas tivessem um momento legal e divertido. Eu queria que eles comessem coisas gostosas, tomassem refrigerantes, brincassem...Em momento algum pensei em exibir minha festinha pra eles ou coisa parecida, nao, nao. Nada disso! Eu realmente nao me lembro o que segue dali pra frente, nao lembro como foi a festa, nao tenho memorias de nada alem daquelas trazidas pelas fotos... Mas, ha uns 4 anos eu estava revendo uns albuns de fotografias na casa da minha mae e me deparei com fotos dessa festa (que foi a ultima que passei com meu pai ainda vivo). Adivinha.... Havia uma foto onde aqueles dois apareciam, com as maos dadas, as roupas sujas, um maior que o outro, de costas (eu acredito fielmente que eram anjos!). Fiquei olhando aquela foto e tudo o que acabo de narrar me veio a a mente. Um sorriso de satisfacao surgiu em meu rosto. Uma satisfacao de saber que eles foram! Eles foram! Eles acharam o caminho, entraram na casa e, como qualquer outro bem-vestido convidado, eles participaram da festa com a dignidade que lhes havia sido ortogado por uma menininha de 6 anos. Pois eh, eles entraram na festinha sem que fosse preciso eu usar a minha autoridade de aniversariante (hehehe). Meus pais sao mesmo incriveis ne? =)
Dai em diante muitas coisas aconteceram. Meu pai morreu, minha vida mudou completamente e muita, muita dor e sofrimento, entre alguns sorrisos,  percorreram e enfeitaram o meu caminho por longos anos e, quando olho pra tras, eu percebo aquele brilho eterno dos sonhos que estavam encaixotados em algum lugar empoeirado de minha mente, comecando antes dessa conversa no meio da rua com aquelas duas criancas. Algo eu havia aprendido naqueles cinco primeiros anos para poder ter tido aquela atitude. Quando eu abro a caixa dos sonhos que eu comecei a realizar e tornar possiveis dentro de cada impossibilidade que surgiu, surgem e surgirao pelo caminho, eu percebi que meu primeiro toque aconteceu naquele comecinho de noite, de idade, de vida.

O sonho de estar tocando o outro lado do meu mundo comecou ali, naquele dia 7 de marco de 1991.

Jheanny Terra,
serva de Cristo, chamada para servir ao proximo



p.s.: As criancas da foto (fonte: Imagens do Google) sao apenas uma ilustracao para o meu texto. A foto original esta na America do Sul e eu estou na Asia agora, nao deu pra colocar a original. Sorry ;)



2 comentários:

  1. Sei bem como tão sonhadora és! Lembro-me nos primeiros dias de nossa amizade e vi o quão louquinha você é quando o assunto é seus maiores sonhos....rsrsrsrs Sei que corremos riscos quando o compartilhamos, muitos não nos dão créditos, mas nos animamos porque temos um Deus que dá o maior crédito na concretização de nossos desejos e sonhos. Isso é o bastante!
    Sinceramente, estou torcendo por você! Oro para que siga adiante enfrentando as aventuras, desafios que no caminho é possível encontrar, mas que só assim podemos fazer valer essa vida temporária na terra!
    Um beijo grandeeeeeee!!!

    ResponderExcluir
  2. Um dia mostra pra mim essa foto ? bjs

    ResponderExcluir